Cineasta de animação, Humberto Avelar já realizou mais de 100 filmes animados para cinema e TV, incluindo curtas, séries e campanhas, além dos trabalhos publicitários. Iniciou a carreira realizando artes, storyboards e animações para TV Globo e comerciais. Desenhou quadrinhos e cartuns e foi professor de animação e quadrinhos na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Como Diretor de animação na Produtora Multirio dirigiu, além de programas em live action, os filmes da série “Juro que vi”, "Cantigas de roda” e “Que medo” que vem sendo premiados em festivais de cinema dentro e fora do Brasil, com destaque para o Japan Prize, Prix Jeneusse Iberoamericano e para os festivais de Recife, Maranhão, Bahia, Animamundi e Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Atuando junto à Mixer e TV Globo foi diretor das três temporadas da série animada do Sítio do Picapau Amarelo, exibidas pela Cartoon Network Brasil e América Latina, canais Tooncast, Boomerang e Globo.

 

É criador da série de animação “Vai dar Samba” com piloto exibido pelas TVs Cultura e Ratimbum, diretor da série “Mundo Ripilica, as aventuras de Lilica, a coala", exibida pelo canal Discovery Kids e co diretor da série "Diário de Pilar" para o canal Nat Geo Kids.

Seus trabalhos já obtiveram o selo “altamente recomendáveis para crianças e adolescentes”, conferido pelo Ministério da Justiça e receberam menção especial da UNICEF.

Atualmente é Diretor da produtora “Ópera Cartoon”, onde cria e desenvolve produtos em animação para  cinema e TV.